Questionário de ADPR

Posted on 09:41 | By Romualdo Minetto | In , ,

Vejam bem, estou usando o livro Administração da Produção de Idalberto Chiavenato e estas informações serão de acordo com o texto do livro.

1 – Defina o que é uma organização.

As organizações são constituídas de recursos como edifícios, instalações, máquinas, equipamentos, dinheiro etc. Contudo, tais recursos são inertes e estáticos, dependem de pessoas.

2 – O que se pretende dizer com sociedade de organizações?

É a moderna sociedade em que vivemos, pois todo nosso consumo é provido por alguma organização.

3 – Defina o que é uma organização social.

Como citado anteriormente uma organização é um conjunto de recursos, porém sem pessoas não tem objetivos, missão, razão ou qualquer coisa do tipo, por isso depende das pessoas, e quanto há pessoas envolvidas em uma organização, diz-se que é uma organização social.

4 – Qual o papel das organizações?

A produção é objetivo primário de toda e qualquer organização, seja qual for sua missão.

5 – Qual a diferença entre empresas públicas, privadas ou mistas?

Empresas públicas são administradas pelo poder público, instituídas por um ente estatal. As empresas privadas são administradas particularmente por cidadãos comuns. E as mistas são administradas pelo poder públicos e particulares ao mesmo tempo, sempre com objetivo econômico.

6 – O que são empresas primárias?

São empresas extrativas, tais como, empresas agrícolas, pesca, pastoris, mineração, extração de petróleo, salinas e etc.

7 – O que são empresas secundárias?

São empresas de transformação, que pegam a matéria primas e transformam em produtos acabados ou insumos.

8 – O que são empresas terciárias?

São as prestadoras de serviços ou o comércio, que fazem o elo do consumidor com os produtos industrializados e ou extraídos.

9 – O que são fatores de produção?

São os três fatores apontados pelos economistas clássicos necessários para o processo de produção. Natureza, Capital e Trabalho.

10 – O que são recursos empresariais?

É a nova forma de se referir aos Fatores de Produção, pois um recurso é o meio pelo qual a empresa extrai, transforma ou produz algo.

11 – Defina recursos materiais ou físicos.

Correspondem ao fator de produção que os economistas defendiam antes como Natureza, sendo prédios, máquinas, ferramentas, matérias primas e todos insumos tangíveis.

12 – Defina recursos financeiros.

Corresponde ao fator de produção capital, dinheiro, contas a receber, investimentos, enfim todo o crédito que a empresa possua.

13 – Defina recursos humanos.

Da mesma forma, corresponde ao fator de produção trabalho, no entanto adere a todos os níveis hierárquicos da empresa desde o operário até o presidente.

14 – Defina recursos mercadológicos.

Externos da empresa, podemos citar que são os clientes, os consumidores e a forma como são abordados pela empresa, com propagandas, promoções, canais de distribuição, equipes de vendas e etc.

15 – Defina Recursos administrativos.

É o recurso que atua como integrador e sincronizador de todos os demais recursos da empresa.

16 – Diferencie capital financeiro e capital econômico.

O capital econômico se refere a todo o patrimônio da empresa, desde valores disponíveis em caixa até equipamentos e maquinários. Já o capital financeiro é todo crédito que a empresa dispõe, ou seja, que tenha liquidez imediata.

17 – Diferencie eficiência de eficácia.

Eficiência são os meios, métodos e procedimentos, a busca pela melhor aplicação dos recursos da empresa. A eficácia esta ligada aos resultados os fins, o alcance dos objetivos, o ideal é que as empresas atuem com a melhor eficiência atingindo sempre com eficácia.

18 – O que é produtividade?

É a decorrência da eficiência, a medida que a produção é eficiente, ela alcança maiores níveis de produtividade.

19 – O que é racionalização?

De forma simples, é a busca pela eficiência, sendo a técnica que procura os métodos mais adequados aos trabalhos.

20 – O que é competitividade?

A melhor arma com a qual a empresa pode contar para ser sobressair sobre seus concorrentes e ganhar mercado. Uma empresa competitiva é aquela que consegue gerar produtos de melhor qualidade, maior utilidade e com custos menores.

21 – Quais os inter-relacionamentos da AP com as demais áreas?

Definitivamente há itens a serem comentados que podemos usar de bom senso para responder, os inter-relacionamentos da AP (Administração da Produção) é um desses, afinal qualquer empresa que produza algo, seja bens ou serviços, tem o objetivo de vender, de levar seus produtos, oferecer seus serviços, ou alcançar seus objetivos, seja baseados nos lucros ou não. As áreas de vendas, marketing ou comercial, deve ter um contato direto com a AP para que não sejam produzidos a mais ou até mesmo para que não faltem produtos, a área financeira deve estar sempre preocupada com o fornecimento de insumos e até mesmo ferramentas e condições de trabalhos, enquanto que a área de Recursos Humanos deve estar sempre preocupada em manter o ritmo de produção de acordo com a demanda do produto. E é por isso que podemos afirmar que a AP tem um inter-relacionamento com todas as outras áreas da empresa.

22 – Explique os conflitos entre a área de produção e de Marketing.

São duas áreas que devem falar a mesma língua frequentemente, afinal a produção deve determinar sua produtividade de acordo com a previsão de vendas dos recursos mercadológicos enquanto que a comercialização deve atender prazos de entrega. E quando ambos cometem erros, poderá haver muita mercadoria parada ou atraso nas entregas de produtos.

Comments (0)

Postar um comentário